Últimos assuntos
» Psicologia Infantil Lisboa
Ter Nov 17, 2015 12:18 am por Espaço Família

» Psicologia Infantil Montijo
Sex Out 09, 2015 8:45 pm por Espaço Família

» Controlo dos esfincteres na infância
Qui Fev 12, 2015 9:45 pm por Kinobimi32

» Amigo Imaginário
Sex Jan 11, 2013 8:51 pm por Espaço Família

» Dificuldade na fala
Sex Jan 11, 2013 8:50 pm por Espaço Família

» Dificuldades de Aprendizagem
Sex Jan 11, 2013 8:49 pm por Espaço Família

» Andar em bicos de pés
Sex Jan 11, 2013 8:47 pm por Espaço Família

» Condutas agressivas
Sex Jan 11, 2013 6:47 pm por Espaço Família

» Hiperactividade
Sex Jan 11, 2013 6:46 pm por Espaço Família


Hiperactividade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hiperactividade

Mensagem  Espaço Família em Sex Jan 11, 2013 6:20 pm

Sintomas

A maior parte das vezes a Hiperatividade é acompanhada de dificuldades de atenção e concentração. As crianças com síndroma de Défice de Atenção e Hiperatividade poderão ter dificuldade em permanecer sentadas durantes muito tempo, responder antes que terminem de lhe fazer as perguntas, serem desorganizadas, impulsivas, incapazes de terminar uma tarefa e mostrarem sinais de esquecimento e distração. Como tendem a esquecer-se rapidamente das ordens e proibições que lhe são feitas, isso leva frequentemente a situações de conflito com os seus colegas e educadores. Geralmente falam muito e interrompem as conversas dos adultos. É ainda frequente o seu insucesso escolar por não conseguir concentrar a atenção, o que compromete o processo de aprendizagem. Ser mãe de uma criança Hiperativa é sofrer por saber que o seu filho tem capacidades, muitas vezes acima da média, mas continua a receber queixas da escola porque o seu filho não presta atenção, não se concentra, distrai os outros e que podia ter muito melhores notas.
Uma criança hiperativa distingue-se de uma criança naturalmente irrequieta, pela persistência e intensidade dos sintomas.
Para que seja diagosticada como Hiperativa, a criança deverá consultar um Psicólogo para a realização de uma avaliação psicológica.

Causas

A Hiperatividade pode ser originada por uma multiplicidade de factores que interagem entre si, nomeadamente hereditariedade, sofrimento fetal, pequenas malformações cerebrais, traumatismos, meningite, stress, disturbios emocionais, etc...

Tratamento

Após o diagnóstico é importante esclarecer e aconselhar a criança, os pais e os professores para que entendam esta alteração de comportamento como um problema de saúde da criança e não como um problema de disciplina. A criança deverá também ser uma participante ativa no seu tratamento, devendo ser informada de todo o processo que a envolve.
Na sala de aula o aluno deve estar na primeira fila e deve ser proporcionado apoio educativo individualizado. Devem adaptar-se as atividades escolares ao tempo de concentração do aluno, incentivando-o a participar nas tarefas escolares.

Os pais têm efetivamente um papel muito importante em todo o processo de tratamento, pois crianças com esta perturbação exigem a modificação do funcionamento familiar, de forma a poder responder às suas necessidades de acompanhamento, que são muito particulares.
Tal como todas as outras, estas crianças precisam de regras, que devem ser simples, claras e curtas. Além do estabelecimento de regras, deve ser explicitado, de forma muito clara, o que acontecerá como consequência do seu cumprimento ou transgressão. A transgressão deve ser acompanhada de uma penalização, que deverá ser justa, rápida e consistente. A recompensa é também muito importante e deverá ser atribuída regularmente por qualquer comportamento que seja ajustado. Não nos podemos esquecer de que estas crianças são alvo de muitas críticas negativas e, por isso, é fundamental serem elogiadas pelas pequenas coisas que, ao longo do seu dia a dia, façam corretamente.
avatar
Espaço Família
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 11/01/2013

Ver perfil do usuário http://www.psicologia-infantil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum