Últimos assuntos
» Psicologia Infantil Lisboa
Ter Nov 17, 2015 12:18 am por Espaço Família

» Psicologia Infantil Montijo
Sex Out 09, 2015 8:45 pm por Espaço Família

» Controlo dos esfincteres na infância
Qui Fev 12, 2015 9:45 pm por Kinobimi32

» Amigo Imaginário
Sex Jan 11, 2013 8:51 pm por Espaço Família

» Dificuldade na fala
Sex Jan 11, 2013 8:50 pm por Espaço Família

» Dificuldades de Aprendizagem
Sex Jan 11, 2013 8:49 pm por Espaço Família

» Andar em bicos de pés
Sex Jan 11, 2013 8:47 pm por Espaço Família

» Condutas agressivas
Sex Jan 11, 2013 6:47 pm por Espaço Família

» Hiperactividade
Sex Jan 11, 2013 6:46 pm por Espaço Família


Dificuldade na fala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dificuldade na fala

Mensagem  Espaço Família em Sex Jan 11, 2013 6:48 pm

Ola boa tarde tenho um filho de 4 anos feitos este ano , tem sido um pouco dificel lidar com ele ... fala muitoo mal quase nem se percebe o que diz ... aprender as coisas tambem e muito complicadoo mesmo que ensine vezes sem conta e muito distraido e para muitocno tempo ... ate mesmo para deixar a fralda de noite ... ja nao sei mais que fazer ... porque no resto e uma crianca muito inteligente ...?

A idade de aquisição normal da fala é de 4 anos anos. Se após essa idade a criança permanece com dificuldades graves na fala, talvez seja útil que consulte um terapeuta da fala para que este avalie que tipo de perturbação se trata. Ex.: Se a criança troca letras, fala enrolado, troca fonemas, omite fonemas, etc..., por forma a propor uma intervenção.
As dificuldades na fala podem ter várias razões, desde o uso prolongado de chupeta, sucção de dedo, até a factores hereditários ou psicológicos que possam comprometer a comunicação oral da criança.
Relativamente às dificuldades de aprendizagem seria importante realizar uma avaliação psicológica que permitisse perceber qual o seu nível de desenvolvimento nos vários aspectos do desenvolvimento infantil (aptidões, etc...) e o porquê dessa tendência para estar distraído, que o impede de investir em novas aprendizagens. Da mesma forma aprender a controlar os esfíncteres e aceitar que terá de ir sempre, várias vezes por dia, ao bacio ou à sanita exige também maturidade a nível cognitivo, fisiológico e motor que é importante avaliar.
avatar
Espaço Família
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 11/01/2013

Ver perfil do usuário http://www.psicologia-infantil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dificuldade na fala

Mensagem  Espaço Família em Sex Jan 11, 2013 8:50 pm

Tenho um casal de gémeos de 28 meses,ela é muito faladora,mas o irmão as únicas palavras que diz é mamã e quando se quer alguma coisa,ou aponta,só faz ca,ca,ca,ca...Imita os sons dos animais,á maneira dele,mas estou preocupada.

Nem todas as crianças atinjem as várias etapas do desenvolvimento infantil ao mesmo tempo.

Neste caso, é importante perceber se estão presentes os sinais de aquisição da linguagem, nomeadamente se a criança aponta para o objecto quando está a tentar falar e se compreende o que se lhe diz apesar de ainda não falar. Estes sinais estando presentes são um bom indício para o desenvolvimento da fala.

Será aconselhável consultar um Pediatra, Psicólogo ou Terapeuta da Fala, caso este problema persista para além dos 3 anos de idade, caso se verifiquem atrasos noutras áreas do desenvolvimento ou caso existam suspeitas de dificuldades auditivas (por vezes as crianças têm dificulade em falar, pois não conseguem ouvir bem).
avatar
Espaço Família
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 11/01/2013

Ver perfil do usuário http://www.psicologia-infantil.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum